sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aprendendo a servir com o mestre Jesus


"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" Mateus 11. 29

Tema: Aprendendo a servir com o mestre, Jesus 

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. João 13. 4

Meditando o versículo 4, podemos observar que Jesus praticou quatro ações as quais são: levantou-se, tirou as vestes, tomou a toalha, preparou-se. 
Quais os ensinamentos que podemos tirar desse ato de Cristo?

Aprendendo a servir com o mestre Jesus.

Ao observarmos as ações do mestre, podemos tirar muitas lições desse texto. 
Porque quando fazemos aos homens, fazemos a Deus. (Efésios 6: 5,8). 

  • Levantar é preciso, sair do lugar, se mover, sair da zona de conforto para executar a ação. Se colocar em posição de prontidão, posição de serviço. 
  • Se despir de tudo que atrapalhar a servir: orgulho, desânimo. 
  • Tomar nas mãos as ferramentas necessárias para executar o ato de servir: o amor, a compreensão, atitude de servo.  
  • Preparar-se: abaixar, humilhar-se ( para lavar os pés precisava abaixar-se colocar em posição de servo). abaixou-se com a tolha e a bacia com água começou a lavar os pés e enxugá-los.

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com que estava cingido. João 13. 5

Cristo ao lavar os pés de seus discípulos mostrou que estava ali pra servir e cumprir a vontade do seu pai. Para muitos seria um sinal de fraqueza, de humilhação ao curvar-se diante dos discípulos. Pedro ao ver o seu mestre fazer tal ato se surpreende. 

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? (João 13. 6) 
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. (João 13.8)


Podemos perceber nos versículos 6 e 8,  que Jesus não estava preocupado com sua posição de Mestre os quais os discípulos o via. 
Ele mostrou que a pesar de sua condição de filho do Pai altíssimo, Ele se despiu de toda a sua glória e se colocou-se no lugar de servo. A partir disso é bem simples compreender que se não nos colocarmos no lugar de servo não temos parte com Deus.    

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. (João 13. 9). 
No versículos 9, observamos que João se arrependeu do que disse e voltou atrás em sua decisão. 
Ao meditar nas palavras de João podemos perceber que João entendeu o propósito de Cristo naquele momento.  Em que para servir a Deus devemos nos colocar em posição de servo. 
Felizes são as pessoas humildes, receberão o que Deus tem prometido. Mateus 5.5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário